domingo, agosto 20, 2006

Da 21 à 23 semana de gravidez

Olá a todos,

Já se passou 3 semanas na gravidez da Beta, a barriguinha está grande, está uma linda grávida :)

O mais emocionante que aconteceu neste período foi sentir a bebé, as primeiras "pancadas" na barriga, foi muito fascinante. A Beta tem tido mais dores de costas e de útero, nota a barriga dura, mas com descanso as dores passam. Tem que fazer as coisas com calma, não andar muito tempo de pé, nem esforços muito grandes.

Agora deixo um resumo do crescimento desde a 21 à 23 semana de gravidez, que termina hoje.

Bebé

21 Semana: A fase de crescimento rápido começa a reduzir. Os cílios e o couro cabeludo tornam-se mais visíveis e o feto pisca mais frequentemente. O lanugo cobre completamente o corpo, embora seja mais concentrado em torno da cabeça, pescoço e face. O feto já pode sugar dentro do útero. O coração cresce muito nessa fase e os batimentos cardíacos tornam-se mais fortes. As pernas estão a atingir a sua proporção relativa ao corpo. Os braços e pernas movem-se com mais força, enquanto os músculos tornam-se mais fortes. O esqueleto torna-se mais endurecido. A força das mãos acentua-se. Pesa cerca de 400 gramas e mede em torno de 23 cm da cabeça aos pés.
22 Semana: O bebé está perto de meio quilo, ainda muito magrinho, porém muito desenvolvido. Mede cerca de 26 cm da cabeça aos pés. Os cílios e as sobrancelhas estão agora formados e o cérebro começa a crescer rápido (um crescimento que dura até os 5 anos de idade após o nascimento). As pernas aproximam-se do comprimento proporcional final em relação ao corpo.
23 Semana: Seu bebé pesa cerca de 580 gramas agora. Mede cerca de 27 cm da cabeça aos pés. O corpo torna-se mais proporcional a cada dia e os ossos do ouvido médio começam a endurecer, tornando possível a condução do som. O feto reconhece os sons maternos tais como a respiração, os batimentos cardíacos, a voz e a digestão. Se nascer agora, seu bebé já tem condições de sobreviver, contudo o sistema respiratório ainda está em desenvolvimento. Esperamos que ele fique aí dentro por várias semanas!! Ossos, músculos e órgãos apresentam crescimento estável. Os vasos sanguíneos, ossos e órgãos são visíveis sob uma fina membrana de pele transluscente, rósea e enrugada.


Mamã

21 Semana: Aparenta estar realmente grávida! O útero está cerca de 2 cm acima da cicatriz umbilical. A média de ganho de peso até agora é de 4 a 8 quilos. Quem estiver a fazer uma dieta saudável, não precisa ficar a contar os quilos e calorias. Emocionalmente, está mais estável e confortável. As coxas e pés podem estar mais inchados, especialmente no final do dia. Beba bastante água e descanse com os membros inferiores mais elevados que o tronco.
22 Semana: No final desta semana estaremos a completar o 5º mês de gravidez. O útero está cerca de 3 cm acima do umbigo. Deve estar a ganhar peso de uma forma mais estável e constante. O peso extra pode começar a incomodar as suas costas. Use sapatos de salto baixo e evite ficar sentada ou deitada por longos períodos de tempo. Quando sentada use um suporte para manter os joelhos mais elevados que o quadril.
23 Semana:
O bebé ainda tem muito espaço para se mover, chutar, saltar e virar cambalhotas. Pode inclusive ver o abdomen a mover-se. O útero está cerca de 5 cm acima do umbigo. Se andar meio indisposta e de mau humor, não se preocupe, pois é normal. Tente ficar bem com você mesma.


Espero que fiquem bem e tenham uma semana boa.

[Luis]

Sem comentários: