Estamos a meio da 19 semana de gravidez, e aqui fica o que pode ocorrer neste período.
Bebé
Esse é um período de intenso crescimento. Mede cerca de 20 cm dos pés à cabeça e pesa cerca de 300-320 gramas. Juntamente com o lanugo, forma-se o "vérnix caseoso" na pele de seu bebé. O vérnix é uma substância parecida com "requeijão cremoso" que protege a pele do feto - imagine como iria ficar a sua pele se passasse nove meses dentro de água! O feto tem períodos de sono e alerta intermitentes. Dorme mais ou menos por uma hora e acorda mais ou menos por uma hora. Ele também pode ter uma posição favorita para dormir. Os ovários do feto feminino já contêm os oócitos primários, ou seja, todos os óvulos que a mulher terá durante toda a sua vida. O útero do feto feminino está também completamente formado. Um tipo de gordura ascastanhada (coloração dada pelo crescimento capilar) cobre o pescoço, tórax e virilhas. A placenta continua a crescer e a nutrir o bebé. Ela está completamente formada e cresce em diâmetro, embora não aumente em espessura.
Mamã
Pode estar a notar várias alterações na sua pele. Elas são hormônio-dependentes e vão desaparecer após o parto. Pode desenvolver-se a "máscara da gravidez" ou "cloasma" - manchas escuras no rosto, testa, nariz e queixo. Uma coceirinha na pele também é comum. A sua pele pode ressecar e descamar em algumas regiões e muitas grávidas apresentam estrias, especialmente, nas regiões de maior distensão da pele. Não há como prevenir completamente as estrias, porém o uso de loções hidratantes pode ajudar a evitar o ressecamento e a coceira. Beber bastante líquido e fazer alimentação saudável é muito importante para reduzir o ressecamento e a formação de estrias.
Hoje temos mais uma consulta com o ginicologista, a ver o que conta sobre o bebé. Irei tirar mais umas fotos e, talvez, mais um filme.
Fiquem bem
[Luis]
Sem comentários:
Enviar um comentário