Pois é... mais uma semana se passou na vida da bebé. Não houve grandes novidades, até que foi mais "rotina". Ela mexe-se muito, a Beta ainda um pouco melhor do "inchaço" de pernas e pés, visto estar o tempo mais fresco, e ainda não foi colocada num Escola/Jardim de Infância. Veremos os resultados nas próximas semanas.
Bebé
O bebé está a pesando cerca de 900-1000 gramas e mede cerca de 31-32 cm de comprimento (dos pés à cabeça). Os vasos sanguíneos começaram a proliferar nos pulmões na última semana, os pequenos sacos de ar pulmonares (alvéolos) terminam a sua formação nesta semana. Os pulmões continuam a produzir surfactante (um tipo de substância semelhante ao sabão) que permite a sua expansão durante a respiração. Ao lado do crescimento pulmonar, o cerebro continua a aperfeiçoar a actividade de ondas cerebrais para os sistemas visual e auditivo. A possibilidade de sobreviver aumenta dia a dia a partir de agora. Um bebé nascido nessa fase tem 70 a 80% de condições de sobreviver em prematuros.
Mamã
No final dessa semana está a completar o 6º mês de gestação; está a dizer adeus ao 2º trimestre da gravidez. O útero está cerca de 7 cm acima do umbigo. É frequente que ele apresente contrações e relaxe rapidamente; não entre em pânico. Está a perceber as contrações de "Braxton Hicks". Elas são normais, indolores e acontecem em intervalos irregulares. Elas representam um tipo de preparo uterino para o parto, que ainda está longe. Não esqueça que o útero é um órgão muscular, e como tal apresenta discretas e rápidas contrações, sem provocar a dilatação do colo uterino ou parto. A alimentação neste fase é importante, necessita a partir de agora, cerca de 300 calorias adicionais por dia. Faça as contas para não exceder.
Bem, é mais ou menos isto que se passou. Se houver novidades, depois conto.
Fiquem bem,
[Luis]
Sem comentários:
Enviar um comentário