terça-feira, maio 16, 2006

Estamos na 10 semana

O tempo não pára, e estão sempre a acontecer alterações na mamã e no bebé, deixo aqui o que ocorre na décima semana:

O Bebé
No início desta semana o bebé mede cerca de 22 mm. Ele começa a movimentar-se dentro do útero, embora a mãe não perceba. Os olhos estão bem desenvolvidos, porém ainda situados de cada lado da cabeça do embrião. Como o crescimento da cabeça continua, eles irão migrar para a porção frontal da face. As orelhas estão implantadas em posição baixa na cabeça, contudo vão mover-se para cima à medida que ela crescer. Nos próximos 3 dias a língua termina a sua formação. O fígado causa uma proeminência ventral no abdomen.

Em embriões femininos o clitóris está a formar-se. O pénis desenvolver-se-á a partir dos mesmos tecidos, apesar ser ainda difícil reconhecer os genitais externos. A maioria das articulações já se formou - cotovelos, ancas, joelhos, ombros, tornozelos, bem como as pequenas juntas dos pés, mãos e dedos. Os membros superior e inferior estão bem desenvolvidos. Os dedos das mãos tornam-se mais longos e os dos pés separam-se e tornam-se distintos. Uma fina membrana de células achatadas, a precursora da pele, substitui o fino ectoderma do embrião.

No final desta semana, o embrião mede cerca de 26-30 mm e pesa cerca de 2,0 g. Nesse último estágio de desenvolvimento embrionário, todas as estruturas externas e internas essenciais estão presentes. Os principais sistemas estão integrados e formados. Ao término dessa fase o embrião aumentou o peso cerca de 50 vezes!

A Mamã
O mal-estar matinal começa a melhorar para algumas mães. Para outras mulheres pode até piorar. Há quem diga que quando o bebé é do sexo feminino há possibilidade de ter mais vómitos do que o normal. Isso pode ser verdade, em parte, pois os níveis de beta-hCG são mais elevados nesses casos.
Nesta semana vamos queixar-nos do mau humor e a face pode ficar mais ruborizada devido ao aumento dos hormônios (progesterona). Palpitações podem acontecer, mas são transitórias. O volume de sangue aumentará cerca de 40-50% durante a gestação. Como resultado, vai notar com mais facilidade as veias, especialmente, na sua barriga, mamas e pernas.
Ganho de Peso: A quantidade de peso que uma gestante ganha varia de mulher para mulher e de gravidez para gravidez na mesma mulher. Deve-se consumir alimentos nutritivos em quantidades adequadas, estando assim a alimentar-se bem para si e o seu bebé. Se ganhar mais peso que o recomendado, mas consome alimentos saudáveis, há grande possibilidade do seu peso depressa voltar ao normal após o parto.
Lembre-se: não faça dietas durante a gravidez, a menos que seu médico recomende.



Por hoje é tudo!

[Luis]

2 comentários:

Anónimo disse...

Os meninos já andam muito adiantados, pelos livros dos entendidos, lê-se que o 2ºmês é a fase dos desejos e não de escolher o nome, que parece ser por volta do 7º mês.
Os desejos, ou vontades, da mulher grávida são 7. Importa conhecê-los se te preocupas, por pouco que seja, com a paz do seu lar e, consequentemente, com a tua própria tranquilidade.
1º A vontade de vomitar.
2º A vontade mais premente de todas ( xixi).
3ºA vontade de ser acarinhada.
4º A vontade de chorar.
5º O desejo de fumar!!!
6º O desejo de frivolidades ruinosas.
7º O desejo de te estrangular.

Cumprimentos

Carlos e Tina

Beta e Luis disse...

Sim «parece» que estamos adiantados! :)
Mas desta forma vamos vendo ideias sobre nomes, e depois, quando soubermos o sexo, fazemos um Sondagens de votação... a ver para onde param os tiros!

Em relação «aos desejos»:
1º - Sim, é verdade, quase todas as noites vomita;
2º - Ela nem por isso, embora tenha aumentado um pouco, mas não muito;
3º - Seeeempree disponível para ser acarinhada e mimada :)
4º - Ainda não!
5º - Não fuma! (ainda bem)
6º - Ainda não apareceram :) :)
7º - Eheheh, nada disso, ela é acarinhada e mimada, :P


:) obrigado pelo comentário.