sexta-feira, maio 12, 2006

A Nona Semana

O tempo passa... depressa! Está a finalizar a 9ª semana de gravidez. Enjoos nocturnos (entre as 20h e 00h) não faltam à Beta, há dias mais difícieis em que o mal estar é grande.

Deixo aqui o que ocorre neste semana:
O Bebé
No início desta semana o bebé mede cerca de 15-16 mm. As primeiras ondas cerebrais são detectadas. A estrutura básica dos olhos já está bem adiantada, porém ainda situados de cada lado da cabeça do embrião. As aberturas nasais e a ponta do nariz estão completamente formadas. Os intestinos começam a sair do cordão umbilical e penetram no interior do abdomen, enquanto o corpo cresce. Os dedos das mãos, incluindo o polegar, já apareceram, mas ainda são curtos e acolados. Os ossos e cartilagens continuam a desenvolver-se. No final desta semana, o embrião mede cerca de 20 mm e pesa cerca de 1,0 g. O coração está completamente formado; o diafragma separa o tórax do abdomen. Algumas glândulas já começam a funcionar hipófise, adrenais). A placenta substitui o corpo lúteo na produção de progesterona.

A Mãe
Já falhou a segunda menstruação. Os seios já aumentaram e ainda continuam sensíveis. A cintura pode estar a aumentar e ainda pode apresentar um pouco de azia e empachamento após as refeições. O corpo está adaptando-se aos hormônios da gravidez (estrógeno e progesterona - que aumentam os níveis sanguíneos para cerca de 10 vezes os níveis antes da gravidez).


Bem, agora é que a Beta aumenta a barriga, vai começar a ser fácil identificá-la como "grávida", e obter as vantagens desse estado (prioridade em filas, etc).

[Luis]

Sem comentários: