sexta-feira, junho 09, 2006

Termina a 13 semana de gravidez

Olá,

Aqui estamos novamente, para contar como foi esta semana de gravidez. A Beta tem menos enjoos e claro, vai vomitar menos vezes, deixando-a mais feliz :) A barriga já se nota, está na fase "gordura-ou-grávida", mas tende para a barriga de grávida.

Passo a contar como envoluiu o bebé e a mamã:

Bebé
Enquanto o bebé continua a crescer, começam a formar-se as cordas vocais. A face parece cada dia mais e mais humana. Os olhos começam a mover-se para ficarem juntos, na frente da face assumindo a sua posição normal e definitiva. É possível agora determinar o sexo do bebé, olhando para os genitais externos, se estivermos a olhar bem de perto (através do ultra-som o sexo pode ser determinado com certeza em torno da 16ª semana). Os intestinos já estão completamente no interior do corpo do bebé; o fígado começa a segregar a bile e o pâncreas começa a produzir insulina. O bebé mede cerca de 13 a 14 cm (dos pés à cabeça) e pesa cerca de 30 gramas.

Mamã
A maioria dos sintomas ruins do início da gravidez começam a desaparecer e a barriga começa a dar os primeiros sinais de crescimento. Se ainda se sente cansada, escute seu corpo e descanse. O corpo está a trabalhar muito neste momento. À medida que o útero estica pode-se sentir o abdomen doloroso. Os ligamentos que sustentam o útero esticam para acomodar o crescimento desse órgão. Essa é a chamada dor do ligamento "redondo". Muitas vezes é interpretada como uma "fisgada" perto da região da virilha.


Por agora é tudo, fiquem bem e tenham uma excelente semana de trabalho.

Cumprimentos a todos.

[Luis]

Sem comentários: