domingo, junho 18, 2006

Terminou a 14 semana de gravidez

Olá amigos,

Uma vez mais, venho fazer o resumo da semana de Gravidez.

A semana passou bem (eu claro) a Beta com os normais enjoos à noite. Esta semana com o feriado pelo meio deu para descansar um pouco, que em relação mim, estava a necessitar.

Voltando ao que interessa:

Bebé
O feto mede agora cerca de 14 a 15 cm de comprimento e pesa em torno de 40 a 60 gramas. Começa a fazer movimentos respiratórios - inspiração e expiração. Os olhos e ouvidos continuam a desenvolver-se e a assumir as suas posições definitivas. O pescoço está a alongar-se e o queixo ainda repousa sobre o tórax. As mãos estão a ficar funcionais e o bebé começa a aprender a movê-las (mais como um reflexo do que por vontade). Neste ponto, o nosso pequeno ser recebe todo seu alimento da placenta.

Mamã
Dizemos adeus ao 1º trimestre. Os hormônios estão a baixar um pouco os seus níveis e agora tem menos náuseas e menor frequência urinária. Que alívio!! No entanto, pode sentir o intestino mais preso, já que os hormônios relaxaram os músculos intestinais fazendo com que eles trabalhem com mais lentidão. Ao mesmo tempo, o seu útero está também pressionando a parte final do intestino. Assegure-se de aumentar a ingestão de fibras. Pode notar que as veias do tórax e dos seios estão mais dilatadas e visíveis. As aréolas dos seios tornam-se mais escuras e aumentam de diâmetro. Os seios começam a preparar-se para a amamentação desde o primeiro dia de gravidez.

E assim vai o mundo da gravidez... sem parar de nos supreender com coisas novas.

VIVA PORTUGAL

Não podia deixar passar para dar os meus parabéns à Selecção Portuguesa de Futebol -- os Tugas (será!) -- pela excelente vitória frente ao Irão. Melhoraram o jogo e, após 40 anos, vamos para os oitavos-de-final... óptimo.

Venham os próximos jogos, estaremos lá para apoiar.

[Luis]

Sem comentários: