quarta-feira, julho 12, 2006

Já terminou a 17 semana...

... e já estamos já a meio da 18 semana de gravidez!

Olá a todos, pois é, «baldei-me» um pouco para colocar aqui as informações sobre o desenvolvimento da gravidez da Beta, mas aqui estou para actualizar a situação.

Estes dias a Beta tem tido o habituais enjoos, ficou mais sensível aos cheiros, que lhe provocam ainda mais enjoos! Outra situação foi urinar muito mais, anda mais «aflita» :) ela é que não acha graça nenhuma. As dores de costas também aumentou e o calor não ajuda... muitas coisas estão a afectar-lhe no dia-a-dia. Penso que se está numa etapa mais de grávida, que sempre ouvimos falar de outras grávidas, contando «os males da gravidez». Mas tudo vai sendo superado diariamente.

Ah, a barriga dela já é de grávida... já podemos aproveitar passar à frente na filas :)

Agora as informações sobre a semana 17:

Bebé
É um período de rápido crescimento, quando começa a deposição de gordura sob a pele do bebê. O feto e a placenta possuem o mesmo tamanho agora. O minúsculo coração está bombeando cerca de 21 litros de sangue por dia! Os reflexos estão funcionais e o bebé já é capaz de sugar, deglutir e piscar; mede cerca de 17 cm de comprimento e pesa cerca de 200 gramas.

Mamã
O útero está cerca de 4 cm abaixo da cicatriz umbilical. O bebé começa um estirão de crescimento e ganho de peso e como mamã também entra numa fase de maior ganho de "gordurinhas". A média de ganho de peso até agora é cerca de 2,5 a 5 quilos. A partir deste momento já começa alguma agitação dentro do seu útero. Apesar de ser mais comum, sentir os movimentos lá pela 22ª semana, principalmente se é mamãe pela primeira vez.



Por hoje é tudo, fiquem bem.

[Luis]

Sem comentários: