sábado, abril 15, 2006

Da 4ª à 5ª semana

Como referi, a doutora indicou que o feto deve estar entre a 4ª e a 5ª semana, pelo que, obtendo mais informações sobre isso, aqui fica:

-------------------------------------------------------
Na 4ª semana este conjunto de células (90) vai anichar-se na parte superior do útero, altura em que se lhes vão juntar células fusiformes, que vão liga-lo aos vasos sanguíneos. Esta camada exterior que se vai formar tem o nome de placenta, o suporte vital do bebé que vai fornecer-lhe oxigénio, nutrientes e remover os detritos e que se encontra cheio de líquido amniótico.

Um saco vitelino inicia a produção de células sanguíneas. No interior, o ovo divide-se em três partes: o cérebro, o sistema nervoso, a pele, as orelhas e a pele; a segunda parte são os futuros pulmões, estômago e intestinos e a terceira dará origem ao sistema circulatório, músculos, ossos, rins e órgãos sexuais.

Na 5ª semana, começam as suas suspeitas de gravidez e o bebé, com 2 mm, já pode ser visto a olho nu, assemelhando-se a um cavalo marinho, com a coluna vertebral que se começou a formar e os dois lóbulos do cérebro.

-------------------------------------------------------
in ABC do Bebé


[Luis]

Sem comentários: