sábado, setembro 09, 2006

Fim da 25 semana de gravidez

Olá,

Mais uma semana que está a terminar da nossa vida, e mais uma para o nascimento de uma nova.

Nesta semana o "acontecimento" mais notado na Mamã é o inchaço dos pés, muito calor (além da vaga de calor que passa pelo país) e um desconforto geral (costas, posição em que se deve estar, etc).
O "inchaço" explica-se, pelo menos parcialmente, por um medicamento que nesta altura as grávidas devem tomar, aumentado a circulação de sangue no corpo. Colocando os pés numa posição mais alta que o coração, nota-se a diminuição do inchaço.

Bebé
As estruturas da coluna - 33 anéis, 150 juntas e cerca de 1000 ligamentos - começam-se a formar. Os vasos sanguíneos dos pulmões estão em franco desenvolvimento e as narinas abrem-se. Os pulmões já são capazes de se adaptar à vida extra-uterina (com muita dificuldade e ajuda dos neonatologistas e aparelhos de respiração), pois os alvéolos (sacos de ar) já estão quase totalmente desenvolvidos e começam a produzir surfactante, uma substância que previne que o tecido pulmonar colabe por si só. A boca e os lábios tornam-se mais sensíveis. Os olhos respondem à luz, enquanto os ouvidos respondem aos sons originados fora do útero. Os "germes" dos dentes permanentes aparecem na parte mais posterior das gengivas. Os movimentos reflexos melhoram. As unhas dos dedos das mãos e dos pés continuam a crescer. Ele pesa em torno de 780 a 840 gramas e mede cerca de 30 cm da cabeça aos pés.

Mamã
Agora seu útero tem o tamanho de uma bola de futebol oficial. O útero em crescimento pressiona suas costas e bacia e isso pode causar crises de dor na região lombar e nas pernas. Se sente essas dores descanse, mude sua postura e aplique compressas quentes na região dolorosa.


Sinais de parto prematuro: Conhece alguns sintomas e sinais de parto prematuro? Nunca ignore os seguintes:
» Cólicas parecidas com as do período menstrual (constantes ou ocasionais) Dores constantes no baixo ventre Pressão na região pélvica (como se o bebê estivesse empurrando para baixo) Cólicas abdominais (com ou sem diarréia) Aumento e alteração da consistência do corrimento vaginal (especialmente se ele se torna mucoso como o do período ovulatório) Contrações uterinas a cada 10 minutos ou mais freqüentes (podem ser dolorosas)

Discuta com seu médico sobre o que fazer no caso de sentir esses sintomas antes de 37 semanas de gravidez.


Fiquem bem,
[Luis

Sem comentários: