domingo, setembro 24, 2006

Fim da 27 semana de gravidez

Olá,

Termina mais uma semana... rotineira! Sim, que pouco aconteceu, sendo a "maior agitação" da bebé, que na barriga da Beta se mexe muito.

Bebé
Durante essa semana o cérebro continua seu rápido crescimento e os pulmões já estão quase completamente desenvolvidos. Os pulmões são capazes de respirar o ar. As ondas cerebrais do feto já se parecem com aquelas de um bebé ao nascimento. As pálpebras começam a abrir-se e a retina começa a formar-se. Os olhos estão parcialmente abertos e os cílios estão presentes. A sucção e a deglutição melhoram. O corpo fetal possui apenas 2 a 3% de gordura. O feto irá crescer cerca de 1,8 cm, terá cerca de 32-33cm (dos pés à cabeça) e deverá pesar em torno de 1100-1200 gramas no final dessa semana.

Mamã
Acaba de iniciar o último trimestre da gestação. A respiração pode estar a ficar mais curta. O útero tem o fundo situado perto das costelas inferiores e os pulmões podem ter alguma dificuldade em expandir totalmente. Não se preocupe. Isso não provoca falta de oxigénio para o bebé. O seu sistema circulatório agora já está adaptado a esta situação e é muito mais eficiente que antes da gravidez. São os benefícios de todo aquele mal estar hormonal do início da gestação.

Veremos na próxima semana o que mais ocorreu.

Fiquem bem,
[Luis]

Sem comentários: