terça-feira, setembro 19, 2006

Fim da 26 semana de gravidez

Olá,

Pois é... mais uma semana se passou na vida da bebé. Não houve grandes novidades, até que foi mais "rotina". Ela mexe-se muito, a Beta ainda um pouco melhor do "inchaço" de pernas e pés, visto estar o tempo mais fresco, e ainda não foi colocada num Escola/Jardim de Infância. Veremos os resultados nas próximas semanas.

Bebé
O bebé está a pesando cerca de 900-1000 gramas e mede cerca de 31-32 cm de comprimento (dos pés à cabeça). Os vasos sanguíneos começaram a proliferar nos pulmões na última semana, os pequenos sacos de ar pulmonares (alvéolos) terminam a sua formação nesta semana. Os pulmões continuam a produzir surfactante (um tipo de substância semelhante ao sabão) que permite a sua expansão durante a respiração. Ao lado do crescimento pulmonar, o cerebro continua a aperfeiçoar a actividade de ondas cerebrais para os sistemas visual e auditivo. A possibilidade de sobreviver aumenta dia a dia a partir de agora. Um bebé nascido nessa fase tem 70 a 80% de condições de sobreviver em prematuros.

Mamã
No final dessa semana está a completar o 6º mês de gestação; está a dizer adeus ao 2º trimestre da gravidez. O útero está cerca de 7 cm acima do umbigo. É frequente que ele apresente contrações e relaxe rapidamente; não entre em pânico. Está a perceber as contrações de "Braxton Hicks". Elas são normais, indolores e acontecem em intervalos irregulares. Elas representam um tipo de preparo uterino para o parto, que ainda está longe. Não esqueça que o útero é um órgão muscular, e como tal apresenta discretas e rápidas contrações, sem provocar a dilatação do colo uterino ou parto. A alimentação neste fase é importante, necessita a partir de agora, cerca de 300 calorias adicionais por dia. Faça as contas para não exceder.


Bem, é mais ou menos isto que se passou. Se houver novidades, depois conto.

Fiquem bem,

[Luis]

Sem comentários: