quinta-feira, novembro 30, 2006

Como vai a Sara... ao fim do sétimo dia de vida

Olá,

Uma vez mais venho trazer-vos notícias sobre a nossa Sara.

Ela, quando saiu do Hospital, teve logo a visita dos Avós Maternos e Paternos, também de vários tios. Claro que todos contentes por este novo elemento se juntar à família.

Ela é uma menina tranquila, chora quando tem fome, embora tenha dificuldade em conseguir mamar, sendo necessário recorrer a bicos de silicone ou até a biberão (com leite materno) para que consiga ter uma refeição de jeito. Ela, como já tinha referido, é um pouco preguiçosa, talvez (segundo nos indicam) , por ter nascido antes do tempo (o que me recorda o caso do meu sobrinho Mateus!). Mesmo com esta situação, ela vai comendo e dormindo, sendo no geral 3h a 4h seguidas que consegue dormir, estando ela de barriga cheia, caso contrário, passado 1 hora lá está ela a pedir um suplemento.

O que nos preocupa nesta altura é ela demorar muito a evacuar as fezes, quando estou a escrever estas palavras, vai já em quase 48h que não faz nada. Já consultámos enfermeiros(as) e já nos disseram que:

- Fazer massagens no abdomén, com movimentos circulares e com alguma pressão, tendo cuidado com o umbigo.
- Fletir as pernas de encontro à barriga várias vezes;
- Passar um toalhete (como se limpássemos) no recto, para estimular;
- se os passos anterior não derem, então, inserir com vaselina purificada, a ponta branca de um cotonete ou a extremidade "metálica" do termómetro, com muito cuidado.



Os bebés podem estar até 4 a 5 dias sem fazer cócó, é necessário ter muita atenção se a barriga ficar dura e/ou inchada, se estiver então deve consultar logo um médico/hospital. O mesmo se aplica se ficar com febre.

Deixo aqui um número de ajuda a bebés até adolescentes, que utilizei hoje para aconselhamento:
» Dói Dói Trim Trim (Saúde 24): 808 24 24 00

É um serviço de atendimento telefónico para triagem, aconselhamento e encaminhamento das crianças e adolescentes até aos 15 anos. Funciona 24h.


No banho, ela chora um bocado quando a estamos a lavar, mas se for só a passar água por cima dela então já fica calma.

Tirando essa situação ela é um anjo, o melhor que nós poderíamos ter, a nossa princesa Sara.

Em relação a nós, tem sido dias sem horários! Estamos virados para as necessidades que a bebé tem. A primeira noite em casa foi extenuante, toda a noite acordados... qualquer som que ela fizesse era logo ver se estava algo mal, etc. No terceiro dia eu deixei-me dormir (dormi umas 4h) e a Beta durante esse período deu de mamar e adormeceu a Sara, eu nem dei conta.

Passamos a maior parte do tempo acordados, no geral dormimos umas 3h a 4h por dia, e claro, quem dorme menos é a Beta porque a Sara depende dela para o alimento. Esta noite passada, depois de comer bem, a Sara dormiu entre 5h a 6h! Ficámos muito admirados.
Se a Sara começar a dormir mais de 4h por noite será uma altura para colocar o sono em dia! (será que é assim?)

Para finalizar, deixo-vos aqui umas fotos da Sara:


Sem comentários: