sexta-feira, novembro 24, 2006

Mais um dia na vida de Sara

Olá,

Hoje a Sara está a fazer um tratamento de Fototerapia, devido a que tem icterícia!

Icterícia, o que é?

Icterícia é uma condição comum em recém-nascidos. Refere-se à cor amarela da pele e do branco dos olhos que é causada pelo excesso de bilirrubina no sangue. A bilirrubina é um pigmento normal, amarelo, gerado pelo metabolismo das células vermelhas do sangue.

A criança fica ictérica quando a formação de bilirrubina é maior do que a capacidade do seu fígado de metabolizá-la.

Quais são os sintomas da icterícia?

A icterícia normalmente aparece ao redor do segundo ou terceiro dia de vida. Começa pela cabeça e progride para baixo. A pele de um bebé ictérico ficará amarela primeiro na face, depois no tórax, no abdômen e, finalmente, nas pernas. O branco dos olhos de uma criança também poderá ficar amarelo.

Como se reconhece que uma criança está com icterícia?

Um teste simples para icterícia é apertar suavemente com a ponta do dedo a ponta do nariz ou a testa da criança. Se a pele permanece branca (este teste funciona para todas as raças) não há icterícia; se a cor for amarelada, deve levar a criança ao pediatra para ver se a icterícia é significativa e requer algum tipo de tratamento. Na presença de pele muito amarelada, há necessidade de exames de sangue para avaliar a intensidade, fazer um diagnóstico mais preciso do tipo de icterícia e indicar o tratamento mais adequado.

Porque existe preocupação com uma criança com icterícia?

O acumular deste pigmento acima de certos limites é extremamente tóxico para o sistema nervoso, podendo causar lesões graves e irreversíveis.

Começou de manhã o tratamento e deve continuar pela noite fora, se amanhã estiver melhor então ela e a mamã podem ter alta e sair do Hospital, caso contrário, terá de continuar até a situação ficar resolvida.

O aparelho de Fototerapia é colocado por baixo do bebé, no berço, e então recebe uma luz (tipo néon) que serve de tratamento. Alguns médicos e enfermeiras em tom de brincadeira diziam coisas como: «o quê, já está no bronze!», «Olha, o natal chegou mais cedo a esta menina, toda iluminada!», entre outras coisas semelhantes.

Em relação a comer, ela tem comido melhor, já chora a pedir comida, coisa que antes não fazia.

Não tenho foto! Preocupado pela situação não me lembrei de o fazer.

Fiquem bem, tenham um bom fim-de-semana, apesar do temporal que nos assola.

[Luis]

Sem comentários: