segunda-feira, outubro 09, 2006

Fim da 29 semana de gravidez

Olá a todos(as),

Uma vez mais por aqui para relatar mais uma semana na gravidez e vida da nossa filha.

As coisas andam na rotina, isto é, não aconteceu nada de especial. A Beta continua com os normais enjoos, a bebé continua a mexer muito, a dar patadinhas e a esticar-se... parece que se sente "apertada" dentro da barriga.

Algo novo são as aulas de preparação para o parto que a Beta está a ter, foi só uma semana, mas já deu para se aperceber de situações que podem ocorrer na altura do parto, cuidados a ter, preocupações que não deve ter... vêm bastantes videos! e conversam com outras grávidas e enfermeiras. Não tenho assistido a essas aulas, mas é o que me conta a Beta.

Aqui fica o resumo da 29 semana de gravidez, no geral, numa mãma e no bebé:

Bebé
A cabeça do feto começa a ficar proporcional ao resto do corpo. Ele pesa mais de 1300 gramas e mede em torno de 37 cm. O acumular de gordura sob a pele, continua. O cérebro já pode controlar a respiração primitiva e regular a temperatura do corpo; os olhos podem mover-se nas órbitas. O bebé torna-se sensível à luz, sons, gosto e cheiros. Aqui fica a pergunta: como o bebé pode sentir cheiro dentro do útero? (pergunte ao especialista)

Mamã
Parece que vai ficar grávida para sempre? Está um pouco mais desconfortável? Nessa fase a azia, a falta de ar, a respiração curta, as cãibras, as hemorróidas, a indigestão, o ressecamento da pele, pioram. O que fazer? Lembre-se de que são sintomas temporários. Enfatize os aspectos positivos da gravidez. O seu médico poderá ajudá-la muito agora, siga os conselhos para solucionar os desconfortos da gravidez.

Uma foto da barriguinha...



Está grande não! :)

Fiquem bem...

[Luis]

Sem comentários: