domingo, outubro 29, 2006

Fim da 32 ou 33 semana de gravidez?!

Olá,

Esta deveria ser o fim da 32 semana de gravidez, mas nesta semana, na consulta com o ginecologista ele indicou que deve estar na 33 semana!!! Por isso, a gravidez anda nestas semanas!

Em relação ao que ocorreu, o mais significativo é que a bebé já se encontra pronta "para sair", isto é, ela já virou e está na posição correcta para a altura do parto. O que levanta alguma preocupação é que a Beta já está a ter contracções (ventre bastante duro), pelo qual, o médico recomendou repouso absoluto durante uns dias para evitar que a bebé nasça antes do tempo.

A meu ver, de certo irá sair antes das 40 semanas...

Outra coisa é o tamanho dela, que já é grandinha, fazendo mais peso para "a saída", tendo um peso de 2,247 kg, sendo o normal nestas semanas de 1,800kg a 2kg.

Aqui deixo a descrição do que normalmente ocorre nesta semanas (32 e 33)

Bebé
O feto repousa sobre o útero - já não "flutua". Os olhos abrem-se na fase alerta e fecham-se durante o sono. A cor dos olhos é geralmente azul, embora a pigmentação permanente ainda não esteja totalmente desenvolvida. A formação final da pigmentação dos olhos (a cor dos olhos) requer exposição à luz e usualmente acontece poucas semanas após o nascimento. O feto começa a desenvolver o seu próprio sistema imunológico. As unhas dos dedos das mãos ultrapassam as pontas e o feto pode se arranhar. Os cabelos continuam a crescer. O bebé está próximo dos 2 quilos de peso e os cinco sentidos estão a funcionar. Mede cerca de 38-39 cm dos pés à cabeça. O tecido gorduroso mais claro (menos vascularizado) deposita-se embaixo da pele dando uma aparência mais clara ao feto.
Nessa fase o líquido amniótico atinge o seu nível máximo na gravidez. Essa quantidade permanece constante até o final. O rápido crescimento do cérebro aumentou o tamanho da cabeça cerca de 1 cm nessa semana. A gordura continua a depositar-se o que torna a cor da pele do bebé de vermelha para rosa. Ele pesa em torno de 2100-2200 gramas e mede cerca de 41 cm dos pés à cabeça.

Mamã
O útero está cerca de 15 cm acima do umbigo e está empurrando o estômago para cima, causando azia e empachamento após as refeições. Empurra também o diafragma e os pulmões, causando falta de ar. Começa também a pressionar o recto, causando obstipação (intestino preso). Beba bastante líquido e coma boa quantidade de fibras, para aliviar a obstipação. Faça uma alimentação fraccionada (pequenas refeições com maior frequência) para aliviar a azia e indigestão.
Está a ganhar cerca de 300-500 gramas por semana. Um edema moderado é normal, mas se junto com ele há forte dor de cabeça, visão de pontos brilhantes enquanto repousa, um súbito inchaço em 2-3 dias, especialmente na face, náuseas, vómitos, tonturas e dor abdominal, contate imediatamente o seu médico. Pode estar a desenvolver um quadro de pré-eclâmpsia
(também conhecida por Toxemia e, quando o quadro é acrescido de convulsão e coma constitui-se a eclâmpsia) -- É caracterizada por hipertensão (alta pressão arterial), edema (retenção de líquidos) e proteinúria (presença de proteína na urina). Se manifesta na segunda metade da gravidez (após a 20a semana de gestação) e pode evoluir para convulsão e coma mas essas condições melhoram com a saída do feto e placenta.. Para confirmar é necessário fazer a pesquisa de aumento da pressão e a presença de proteínas na urina. Essa é uma complicação muito séria do 3º trimestre da gravidez e deve ser tratada com presteza. No entanto, não se alarme, pois nem sempre esses sintomas são de pré-eclâmpsia.

A Beta tem tido algumas dificuldades em dormir, a bebé dá bastantes pontapés e estica-se, provocando alguma dor, obrigando a mãe a mudar de posição com alguma regularidade. Isto claro, quando a bebé está acordada.

Tenham uma boa semana e um bom trabalho.

[Luis]

Sem comentários: