domingo, outubro 15, 2006

Fim da 30 semana de gravidez

Olá amigos e amigas,

Já passou mais uma semana e estamos a entrar na fase final (último trimestre) de gravidez.

Deixo aqui o que se passou esta semana:

Bebé
O bebé pesa em torno de 1500 gramas ou mais. Mede cerca de 39 cm da cabeça aos pés. A superfície do cérebro fetal apresenta um aspecto enrugado com circunvoluções do tecido nervoso. Essas circunvoluções fornecem mais área e maximizam a disposição das células cerebrais. Respiração rítmica e a temperatura corpórea são agora controladas pelo cérebro. Aquele lanugo inicial está a desaparecer, excepto nas costas e ombros. As pálpebras abrem e fecham e as unhas dos pés estão a crescer. O cabelo já está presente. Agora a medula óssea já é responsável pela produção de sangue (tarefa que era realizada pelo fígado e baço anteriormente). A pele torna-se mais lisa e plana à medida que os depósitos gordurosos acumulam-se sob ela. O tecido gorduroso começa a formar "ilhas" de gordura e passa a ser uma fonte de energia.

Mamã
A melhor posição para dormir é deitada sobre o lado esquerdo. A aorta e a veia cava estão situadas um pouco à direita do centro de suas costas; assim, deitando do lado esquerdo, tanto quanto possível, melhora a circulação de sangue nos órgãos e extremidades, permitindo melhor fluxo sanguíneo ao nível do útero. Pode encontrar algum problema para conseguir dormir. Tente um daqueles travesseiros de maternidade para colocar sob a sua barriga, ao deitar-se de lado, e mantenha a linha da coluna reta com a posição da cabeça. No final desta semana está a completar o 7º mês de gestação.

A Beta tem sentido mais dificuldades em saber "como há-de estar", visto a dor de costas e "pontadas" na barriga ser uma constante.


Fiquem bem,

[Luis]

Sem comentários: