domingo, outubro 22, 2006

Fim da 31 semana de gravidez

Oi, outra semana já passou...

A Beta, e pensamos que cada vez mais, não irá encontrar uma posição que se diga "estou bem", visto a bebé já estar em mudança de sitío (que dura umas semanas) de modo a assumir a posição final para o parto. Ela também nota "bastante" dura a barriga e até "deformada" devido a posições que a bebé se coloca, mas existem momentos mais dolorosos que outros. Vai ter que aguentar!

Deixo aqui o que ocorre neste período:
Bebé
O crescimento começa a diminuir um pouco a velocidade e o cérebro passa por mais um período de rápida expansão. O tamanho da cabeça aumenta à medida que o cérebro em crescimento empurra o crânio externamente, criando mais circunvoluções na superfície. Esse rápido crescimento aumenta o número de conexões entre as células nervosas individuais. A íris torna-se colorida e as pupilas respondem de modo reflexo à luz. Os cabelos crescem e tornam-se mais espessos. O único órgão importante que ainda não está totalmente pronto para o nascimento é o pulmão. As unhas dos dedos dos pés estão completamente formadas. Devido à falta de espaço no útero, as pernas ficam dobradas e encolhidas sobre si mesmas, o que é conhecido como posição fetal. No final dessa semana ele pesa cerca de 1700 gramas e mede em torno de 36-37 cm dos pés à cabeça.

Mamã
O abdómen pode estar mais dolorido à medida que o útero vai esticando e aumentando. Ele agora está cerca de 14 cm acima do umbigo, a dez semanas do final. Como os ossos de bebé estão cada vez mais duros e fortes, suas necessidades de cálcio são maiores. Assegure-se de uma dieta rica em cálcio, proteínas, ferro e ácido fólico.

Nesta semana que vem, temos mais uma consulta com o ginecologista, veremos mais umas "fotos" da bebé :)

Tenham uma semana optima.

[Luis]

Sem comentários: